
Administração
Sobre o Curso
A Administração ou Gestão é a ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar. O termo “administração” significa direção, gerência. Ou seja, é o ato de administrar ou gerir negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas.
O curso de Administração prepara profissionais para gerenciar os recursos humanos, materiais e financeiros de uma organização – seja ela privada, pública ou do terceiro setor. É uma das graduações mais procuradas entre os interessados em ingressar no ensino superior. Da mesma maneira, o curso lidera o ranking das graduações que mais registram alunos concluintes. Com titulação acadêmica de bacharelado.
Ao longo do curso os estudantes são preparados para atuar no mercado de trabalho com funções ligadas à definição de estratégias e gerenciamento dos aspectos financeiros, materiais e humanos das Organizações. O Administrador é o responsável pela criação de metas, políticas internas, análise de resultados e realização de auditorias.
A estrutura curricular do curso é formada, nos dois anos iniciais, por disciplinas de formação básica, como matemática, estatística, direito, sociologia, contabilidade, economia e informática. A partir do terceiro ano (quinto semestre) a carga horária do curso começa a ser mais dedicada à matérias específicas. Além do estágio obrigatório, é exigido o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Titulação: Bacharel em Administração
Modalidade: Presencial
Duração: 4 anos (8 semestres)
Coordenação: Profª Alessandra Farias

Mercado de Trabalho
O campo de atuação do administrador é bastante amplo. Ele deve planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades de empresas, quer sejam públicas ou privadas, e traçar estratégias e métodos de trabalho em diversas áreas (agroindustrial, escolar, financeira, hospitalar, rural, dentre outros.)
O papel principal do administrador é gerir um empreendimento, área ou departamento de forma a obter produtividade e aumentar a competitividade.
É um profissional com visão de negócio, capaz de atuar em diferentes setores econômicos, como:
-
Administração pública
-
Comércio
-
Serviços
-
Consultorias
-
Indústrias
-
Organizações não-governamentais (ONGs)
-
Cooperativas
-
Empreendimentos próprios

Alessandra Farias
Conheça seu Coordenador
Graduada em Administração de Empresas (UEMA – Universidade Estado do Maranhão); MBA em Coach e Carreira com ênfase em Consultoria Empresarial (Centro das Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU); Pós-Graduação em Administração Pública (Faculdade de Tecnologia de Alagoas), em Administração de RH no Setor Público e em Docência de Ensino Superior (AVM Faculdade Integrada); Mestranda em Master of Science in Business Administration (MUST University-Flórida) e Administração Pública - Instituto Politécnico da Guarda/Portugal (Faculdade de Tecnologia de Alagoas)
Docentes
É com grande satisfação que apresentamos o corpo docente do curso de Administração da CESBA. Nossos professores são profissionais altamente qualificados, com sólida formação acadêmica e vasta experiência prática em suas áreas de atuação. Eles se dedicam a compartilhar conhecimento, estimular o pensamento crítico e preparar nossos alunos para os desafios do mercado de trabalho e da gestão organizacional.
Fabia Elina S Aurujo
Pollyana G dos Inocentes
Veríssimo B dos Santos Junior
Joana Batista N C de Abreu
Michel Angelo F Coelho





Estrutura
Completa
O CESBA dispõe de estrutura de ponta com laboratórios, núcleos de pesquisa e extensão e conforto que garante melhor qualidade no processo ensino- aprendizagem.